Roupas de época, figurinos de novela, acessórios e bijuterias de outras décadas. Falta cabide para tanta peça. Com opções que cabem no orçamento e agradam a todos os gostos, os brechós oferecem estilo e praticidade.
Mas, mesmo com tantas vantagens, é importante prestar atenção em alguns detalhes para não correr o risco do visual superexclusivo e baratinho não se transformar em frustração depois da primeira lavada. "Observar a costura, o tamanho e a cor são medidas básicas para não se arrepender depois", explica a consultora de moda Daniela Fantini. "As pessoas compram, mas esquecem que depois não dá pra trocar", explica.
A consultora de moda, Daniela Fantini explica que a melhor maneira de perceber se a costura da roupa é boa ou não, é olhar se ela está justa e firme em toda a sua extensão. "Se você perceber que a costura está meio frouxa ou que tem muito fiapo, desconfie", explica.
Quando o assunto é a coloração da roupa, o jeito é prestar atenção no tom da peça e na etiqueta interna. "Peças escuras desbotam por natureza, por isso, é melhor tomar cuidado na hora de lavar. Uma técnica que funciona é lavar a peça e depois deixá-la de molho em água fria misturada com sal por alguns minutos. Outra dica é olhar a etiqueta. Quando ela está manchada, pode ser sinal de que a roupa desbota fácil", recomenda Daniela. Também é importante observar a composição da peça, fator que atesta a qualidade da roupa. "Muitas vezes, a etiqueta manchada é consequência de uma lavagem incorreta da roupa", explica.
Uma das principais vantagens de comprar no brechó é a exclusividade dos artigos. "Dificilmente alguém vai ter outra igual a sua", diz Maria Ilda. Entretanto, o visual retrô e despojado pode ficar caricato, e o look que tinha tudo para arrasar, pode te deixar com cara de peça de museu e de quem está pronta para ir a uma festa à fantasia. "O ideal é combinar peças de brechó, mais estilosas e transadas, com peças de coleções atuais, mais próximas do seu dia a dia, assim, você cria composições cheias de personalidade sem parecer a encarnação de uma personagem histórica", explica Daniela Fantini.